Dicas e Ferramentas

Quero Trabalhar com Vídeos Institucionais. Por Onde Devo Começar?

3 Minutos

Hoje, seria difícil encontrar uma empresa que não está preocupada com sua imagem. Por isso, o mercado para quem deseja trabalhar com vídeos institucionais está em alta.

A Freela UP preparou este artigo completo para te mostrar por onde começar. Afinal, quanto melhor for seu material, melhor será a sua reputação na sua área de atuação.

O que é um vídeo institucional?

Muito provavelmente, você já deve ter visto vídeos caprichados contando a história, as ações e os bastidores de uma empresa. É comum que estejam no site ou nas redes sociais da marca.

Veja um exemplo da Microsoft: https://www.youtube.com/watch?v=NCEdDhJIo48

Comovente, não é mesmo? É exatamente essa a sensação que um vídeo deste tipo deve transmitir.

Para isso, você não pode se deixar abater pela preguiça, ok? Pesquisas, bons roteiros e fotografias, edição e ajuste de áudio são alguns pontos que devem ser considerados.

Esta é uma peça de comunicação audiovisual que pretende contar a história de um negócio, fortalecer a relação com o público, mostrar sua missão, visão e valores etc.

Quais são os seus desafios?

Se você realmente quer trabalhar com vídeos institucionais, terá um desafio pela frente.

Isso porque se propôs a criar uma mensagem de valor que gere impacto, positivo ou reflexivo, e que atinja todos os públicos interessados. Ou seja, incluindo clientes, colaboradores, investidores, sociedade ou parceiros.

Se conseguir chegar neste ponto, pode ter certeza de que ele será um instrumento valioso de comunicação.

6 dicas valiosas para trabalhar com vídeos institucionais

Antes de tudo, entenda que cada videomaker tem seu modo de produção. No entanto, algumas dicas são sempre bem-vindas, não é mesmo?

Elabore um bom planejamento

O vídeo institucional faz parte de uma estratégia de marketing, certo? Assim como outras peças, exige um bom planejamento.

Faça uma lista de todos os objetivos que deverão ser alcançados. Inclusive, descubra o momento em que a empresa se encontra e qual mensagem o vídeo precisa transmitir. Por exemplo, promover integração entre os colaboradores, mostrar os valores da marca, se posicionar diante de causas etc.

Para uma empresa mais nova, o ideal é mostrar seu valor e enaltecer suas soluções. Dessa forma, o público vai começar a conhecê-la e criar uma relação de confiança.

Por outro lado, para empresas mais tradicionais, aposte em conteúdos que mostrem como é sua relação com clientes e em conteúdos mais inspiradores.

Estude o público-alvo

Trabalhar com vídeos institucionais exige empenho. Então, pesquise bastante sobre o público-alvo da empresa. Visite as redes sociais, o site e outros canais de comunicação que ela usa.

Veja o que estão falando sobre a marca, levante pontos fortes e fracos, até tente conversar com colaboradores. Lembre-se: você deve criar uma nova conversa ou entrar no meio das que já existem.

Capriche no roteiro

Quem fará parte do vídeo, onde será gravado, quais são as etapas que deverá cumprir etc? Além disso, deixe definidas as narrações e a decupagem de cada cena do vídeo, trilha ou efeitos sonoros.

Um bom roteiro sempre descreve muito bem todo conteúdo da peça.

Transmita uma mensagem clara

Nem sempre textos longos são sinônimos de perfeição, ok? Às vezes, eles podem estar bastante confusos. O mesmo vale para vídeos institucionais.

Isso porque qualquer pessoa deve entendê-lo de primeira, sem esforços ou dupla interpretação. Quanto mais claro ficar, melhor será para transmitir a essência da empresa.

Por isso, use uma linguagem simples. Nada de querer rebuscar demais! Se tiver dúvidas, peça ajuda para um redator.

O poder de uma boa história

Para trabalhar com vídeos institucionais, capriche nas histórias. Não é de hoje que boas histórias encantam e prendem a atenção do público.

Uma boa estratégia é o storytelling. No universo audiovisual, você terá à disposição inúmeros recursos criativos para criar uma história fantástica. Com bom senso, invista em palavras, imagens e sons.

Trilha sonora: a sua melhor aliada

A música tem o poder de envolver, certo? Quantas produções épicas não contaram com uma trilha sonora de arrepiar?

Para vídeos institucionais, a lógica é a mesma. Se couber no seu bolso, aposte músicas originais, feitas sob medida para combinar com a mensagem que deseja transmitir.

Freela UP: os melhores conteúdos freelancer para você

Gostou das nossas dicas?

Nosso objetivo é trazer conteúdos relevantes para profissionais freelancer. Então, continue acompanhando nosso blog, compartilhe com seus colegas da área e visite nossas redes sociais!

9 posts

Sobre o autor
Estudante de Marketing Digital e Social Media Estagiária na Agência Site Bem Feito em São Paulo - SP.
Artigos
Posts Relacionados
Dicas e Ferramentas

3 Dicas De Organização Para Freelancers em Home Office

3 Minutos
Freelancers em home office já entendem que manter a rotina organizada e disciplinada, na medida do possível, pode ser um desafio.
Dicas e FerramentasPara Contratantes

Como Contratar Redator Freelancer? Veja 5 Dicas Para Não Errar

3 Minutos
A prática de contratar redator freelancer tem ganhado popularidade entre os gestores de estabelecimentos de todos os portes.
Dicas e Ferramentas

Contratação de Freelancer: Quais São os Prós e os Contras?

3 Minutos
Quem escolhe a contratação de freelancer para executar demandas, novas ou pendentes, percebe que não é tão simples quanto parece.
Saia na frente com Freela UP

[contact-form-7 id="11193" title="Formulário Inscrição"]

Inscreva-se e seja o primeiro a receber nossas dicas exclusivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *