Primeiros Passos

Como Está a sua Reputação Como Freelancer?

3 Mins read

Cumprir prazos, entregar conteúdos relevantes e se manter atualizado são alguns dos principais pontos que podem te ajudar a construir uma carreira sólida. Por isso, você já parou para pensar em como anda a sua reputação como freelancer?

Neste artigo, a Freela UP levantou os tópicos que devem ser considerados na hora de construir sua imagem no mercado de trabalho. Continue lendo e descubra se você está indo bem nessa jornada!

5 dicas valiosas para melhorar sua reputação como freelancer

O mercado para freelancers está bastante concorrido. Aliás, não é de hoje que construir uma boa imagem trabalhista é importante na hora de conquistar mais credibilidade e reconhecimento.

Tenha calma e sempre seja profissional

Para que novos clientes te contratem, você precisa se esforçar para que tudo saia como combinado. Assim, converse bastante com os interessados e, sobretudo, tenha calma.

Por exemplo, conheça as principais necessidades do potencial freguês e os prazos para entregar os jobs. Também pesquise informações sobre o negócio e estude os concorrentes.

Nada de preguiça! Um bom trabalho e um bom preparo conquistam e fidelizam o freguês.

Estabeleça valores justos

Para ter uma boa reputação como freelancer, o preço cobrado por cada serviço deve ser justo. Para isso, você pode fazer pesquisas em sites especializados, conversar com outros colegas da área, estabelecer uma média dos custos para a produção dos materiais, entre outros.

Ou seja, não queira colocar um preço nas alturas ou que não estejam de acordo com o que você pode entregar. O bom senso nessas horas é essencial.

Organização vai te levar além

Não confie na própria memória. Anote todas as datas e prazos em uma agenda, no celular, onde for melhor para você.

Lembre-se: como freelancer, há momentos em que as demandas estão altas. De qualquer maneira, isso não é motivo para entregar um job mais ou menos.

Por fim, tente surpreender seu cliente. Procure bons conteúdos e informações relevantes para o público dele.

Entenda as burocracias

Se quiser uma reputação como freelancer, também vai precisar de um conhecimento prévio sobre as principais burocracias que envolvem essa área.

Quais são seus direitos e os de seus fregueses? Como organizar suas finanças, gerar nota fiscal ou outras necessidades? Caso tenha dúvidas sobre esses assuntos ou outros, procure a ajude de um contador ou advogado.

Assim, você consegue transmitir mais confiança e seriedade para sua clientela.

Converse

Como a maioria dos trabalhos freelancers é remota, quase não há comunicação entre você e seu cliente. Querendo ou não, isso acaba abrindo espaço para dúvidas ou mal-entendidos.

Portanto, não tenha vergonha de tirar dúvidas, confirmar informações, repetir perguntas etc. Quanto mais você conversar, melhor será a sua desenvoltura para entregar jobs completos e importantes.

Estabeleça acordos por escrito

Para uma reputação como freelancer exemplar, estabeleça acordos por escrito com seus fregueses.

Por exemplo, elabore um documento informando os nomes, endereços, valores, formas de pagamento e outras informações que achar necessárias. Na internet, com uma pesquisa rápida você encontra vários modelos prontos.

Dedique-se para o melhor trabalho

Quando você é um ótimo profissional será sempre lembrado e indicado. Então, para que isso aconteça, cuide da sua carreira!

Esteja aberto para fazer novos cursos, estudar novos conteúdos, procurar sites e livros confiáveis, se manter atualizado sobre sua área.

Enfim, não meça esforços para chegar aonde deseja!

Seja influenciador no seu segmento

Faça com que os seus clientes te procurem por saberem que você é o melhor na sua área de atuação.

Dessa maneira, além de se manter estável, você vai conseguir abrir portas para novas oportunidades, estabelecer preços e construir uma reputação como freelancer única.

Freela UP: as melhores dicas e conteúdos para freelancers

Quem nos acompanha sabe que nosso principal objetivo é trazer as melhores dicas e o material mais relevante para quem já está no mercado freelancer ou querendo entrar.

Portanto, continue acompanhando nosso blog, dê sugestões, siga nossas redes sociais e compartilhe nossos conteúdos com os seus colegas da área!

4 posts

About author
Pós-graduanda em Marketing Digital Estratégico e Redatora Publicitária Freelancer para a Agência Site Bem Feito.
Articles
Related posts
Primeiros Passos

Como Organizar a Gestão de Projetos Sendo Freelancer?

2 Mins read
Administrar todas as demandas é uma missão complicada. Por isso é importante entender como organizar a gestão de projetos.
Primeiros Passos

Trabalhar com Marketing Digital: Como Iniciar uma Carreira

3 Mins read
Se você tiver uma oportunidade de trabalhar com marketing digital, leia este artigo completo e descubra algumas dicas especiais!
Saia na frente com Freela UP

[contact-form-7 id="11193" title="Formulário Inscrição"]

Inscreva-se e seja o primeiro a receber nossas dicas exclusivas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.