Dicas e FerramentasPara Contratantes

Como Contratar Redator Freelancer? Veja 5 Dicas Para Não Errar

3 Mins read

Certamente, a maioria das empresas já notou a importância de bons conteúdos para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Por isso, a prática de contratar redator freelancer tem ganhado popularidade entre os gestores de estabelecimentos de todos os portes.

Isso porque esses profissionais especializados sabem administrar seu tempo, pesquisar pautas e usar as melhores palavras-chave para cada estratégia.

Então, preparamos esse artigo com as informações mais importantes, dicas mais eficientes e as maiores vantagens desse tipo de admissão.

Leia também:

O que é freelancer? Tudo que você precisa saber antes de contratar

Como contratar freelancer para meu projeto digital?

5 dicas de ouro sobre contratar redator freelancer

Sem dúvidas, produzir conteúdos relevantes, interessantes e de qualidade chama a atenção do público para os seus produtos e serviços. Assim, ele se mantém cativado pela sua marca, pela excelência oferecida e se fideliza, sem trocá-la por algum concorrente.

Além disso, quando você cumpre o que promete, os clientes ficam tão satisfeitos que comentam e recomendam para outras pessoas.

Em um curto período, você conquista uma publicidade quase gratuita para o seu negócio: o boca a boca.

No entanto, com tantos trabalhadores disponíveis no mercado, talvez seja difícil encontrar o melhor para as suas necessidades. Afinal, você precisará de tempo para avaliar portfólios, buscar referências, pedir indicações e entrar em contato com os escolhidos.

Abaixo, listamos algumas dicas para você realizar uma boa contratação.

Avalie as habilidades de escrita

Você conhece a estrutura de um artigo de blog, o que deve estar presente, as melhores ferramentas de postagem, etc? Se não, dedique-se a contratar redator freelancer que entenda as normas desse gênero textual e como publicá-lo corretamente.

Por exemplo, o SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que colocará a página nos primeiros resultados dos maiores buscadores. Então, é fundamental que o profissional o domine e saiba aplicá-lo bem.

Inclusive, uma matéria fluída, fácil e gostosa de ler, sem erros ortográficos ou gramaticais, também conquista o interesse dos visitantes.

Tenha cuidado e responsabilidade

Antes de realizar essa e qualquer admissão na sua empresa, tanto você quanto o colaborador devem entender certas regras básicas.

Deixe claro que o profissional será seu parceiro e precisará estar ciente do compromisso que assumiu.

Por isso, defina os seus objetivos e prazos e forneça briefings detalhados ao trabalhador para ter o resultado que esperava.

Além disso, veja se ele está aberto a sugestões e se colabora com boas ideias, que ajudem seu negócio a decolar.

Escreva para o público certo

No universo do marketing, sempre falamos muito sobre personas, que são o seu público-alvo. Isso porque todo negócio tem um perfil específico de consumidores que deseja atingir.

Então, saber escrever para a audiência correta envolve:

  1. Escolher as palavras-chave certas, que são as mais buscadas;
  2. Desenvolver a pauta a partir delas: falar sobre o assunto, explicando com detalhes e exemplos, apresentando as últimas novidades do mercado, se houver. Para isso, separe bem os subtítulos;
  3. Marcar o tom da linguagem, o tamanho e o formato.

Ou seja, é preciso saber conversar com os leitores a fim de convertê-los e mantê-los interagindo com a marca. Assim, conheça bem a área de atuação e o tipo de cliente.

Enfim, antes de contratar redator freelancer, saiba se ele sabe adaptar a escrita para cada ocasião.

Domine a maior quantidade possível de assuntos relacionados

O comércio está tão competitivo que é fundamental entregar à audiência conteúdos mais completos, relevantes e bem explorados. A fim de obter mais destaque, esqueça materiais “meia-boca”, superficiais e desinteressantes.

Uma vez que essa responsabilidade será do redator, ele deverá buscar boas referências, reunir informações e sugerir novos temas.

Além disso, se ele se mostrar limitado, não tenha medo de procurar outros.

Entenda as normas de contratação

Por fim, contratar redator freelancer também inclui entrar de acordo com os tipos de admissão, valores, prazos e formas de pagamento.

Dessa forma, mesmo que seja uma demanda pontual ou temporária, estabeleça um contrato para assegurar que ambos cumprirão suas partes. Caso nenhum de vocês tenha o seu, elabore um a partir de modelos prontos ou pedindo ajuda de colegas.

Freela UP: as melhores dicas para quem procura um freelancer para seus jobs

Nós vamos além de oferecer conteúdos ricos sobre o assunto, tanto para os profissionais quanto para os gestores. Isso porque também temos uma plataforma, na qual você pode buscar trabalhadores ou demandas com segurança e praticidade.

Continue acompanhando e compartilhando nossos conteúdos!

4 posts

About author
Pós-graduanda em Marketing Digital Estratégico e Redatora Publicitária Freelancer para a Agência Site Bem Feito.
Articles
Related posts
Dicas e Ferramentas

3 Dicas De Organização Para Freelancers em Home Office

3 Mins read
Freelancers em home office já entendem que manter a rotina organizada e disciplinada, na medida do possível, pode ser um desafio.
Dicas e Ferramentas

Contratação de Freelancer: Quais São os Prós e os Contras?

3 Mins read
Quem escolhe a contratação de freelancer para executar demandas, novas ou pendentes, percebe que não é tão simples quanto parece.
Para Contratantes

O que é Freelancer? Tudo que Você Precisa Saber Antes de Contratar

3 Mins read
Nos últimos meses, a palavra “freelancer” tem sido cada vez mais pesquisada. Por isso, o principal questionamento é: o que é freelancer?
Saia na frente com Freela UP

[contact-form-7 id="11193" title="Formulário Inscrição"]

Inscreva-se e seja o primeiro a receber nossas dicas exclusivas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.