Dicas e Ferramentas

3 Dicas De Organização Para Freelancers em Home Office

3 Minutos

Quem trabalha em casa sabe que manter a rotina organizada e disciplinada, na medida do possível, pode ser um desafio. Certamente, freelancers em home office já entendem isso muito bem porque devem conciliar jobs e vida pessoal sem comprometer nenhum.

Por isso, preparamos um texto com as principais informações e as 3 dicas mais eficientes de planejamento e realização. Assim, você cumpre os dois de maneira satisfatória.

Leia também:

Como organizar a gestão de projetos sendo freela?

Contrato para freelancer: aprenda a elaborar o seu

Como identificar que a situação está fora de controle?

Na maioria das vezes, trabalhar em uma empresa significa que a jornada será de 8 horas diárias, fora as exceções. Então, existe uma pontualidade para entrada e saída.

Por outro lado, ser autônomo e atuar remotamente talvez seja complicado, pois o “Preciso entregar hoje sem falta!” é uma realidade. Uma vez que o dia passa muito rápido, nem sempre dá para acompanhar o progresso geral nem o que está faltando.

É preciso se atentar à passagem de tempo para administrá-lo bem, assim como às tarefas e a prioridade de cada uma. Ou seja, dominar seu horário de expediente, estabelecer limites e evitar distrações.

Além disso, a lista de jobs estar enorme e não saber por onde começar são os maiores sintomas da desorganização. Isso pode levar o profissional a começar um sem terminar o anterior, atrasar as entregas e prejudicar a qualidade do serviço.

Enfim, planeje-se. Por exemplo, escolha um dia da semana para analisar a sua agenda e ajeitar períodos para a execução das demandas.

Também determine um momento para descansar e se distrair, como 10 minutos 3 vezes por dia. Isso porque a exaustão atrapalha o empenho, foco, rendimento e resultado.

Freelancers em home office: 3 dicas para manter a organização

Apesar de a rotina do autônomo ser cercada de mitos e, certamente, ter inúmeras vantagens, ela requer muito cuidado e controle. Aliás, freelancers em home office precisam ser extremamente responsáveis, pois suas atividades não chegam ordenadas, só esperando o seu cumprimento.

Em casa, fica muito mais fácil procrastinar e se distrair, mas é essencial evitar esses hábitos antes que eles se assentem.

Por isso, confira as dicas que preparamos para você conquistar mais liberdade e domínio sobre o seu cotidiano.

Administre o tempo

Não é porque o dia tem 24 horas que o profissional deve trabalhar todo esse período. Então, para não se perder, defina um intervalo para a realização dos jobs, todos e individualmente, por dia ou semana.

O começo pode ser complicado, mas com a experiência você conseguirá apontar seus prazos com acerto para os próximos clientes.

Além disso, leve em consideração a familiaridade que tem com o assunto, o seu grau de dificuldade, se precisará pesquisar etc.

Por fim, seja capaz de limitar os seus horários e recusar pedidos impossíveis, muito longos e com pouco tempo hábil. Afinal, é comum encontrar colaboradores exaustos porque estenderam demais seu expediente para “dar conta” ou se perderam nas próprias demandas.

Cuide do seu ambiente de trabalho

Obrigatoriamente, freelancers em home office necessitam de um espaço, planejado ou improvisado, para executar suas atividades.

Para isso, retire da mesa tudo que não for essencial para o andamento das tarefas ou crie distrações. Por exemplo, celular, excesso de papéis ou objetos, lixo etc.

Menos itens dão a sensação de arrumação e limpeza, estimulando a produtividade e dando aconchego e bem-estar.

Inclusive, providencie mesa e cadeira confortáveis, que não causem prejuízos à saúde, como dores na coluna, ou incômodos e desmotivação.

Reveja suas prioridades

Claramente, sair fazendo todos os jobs atrasados sem ordem alguma não é uma prática recomendável, muito menos eficiente. Então, anote, em agendas ou calendários digitais, tudo que precisa ser realizado naquela semana, tanto profissional quanto pessoalmente.

Dessa forma, você evita contratempos, preocupações desnecessárias, atrasos, esquecimentos etc.

Enfim, é mais do que possível manter a organização e a disciplina no regime home office. Quanto mais experiência, mais fácil se torna lidar com as adversidades, se adaptar às exigências e permanecer excelente!

Freela UP: nós te ajudamos a ser um autônomo bem-sucedido

Nós existimos para ajudar os freelancers a decolarem, independentemente de qual seja a sua área de atuação no mercado. Para isso, estamos atentos às novidades para atualizá-los com conteúdos interessantes e dicas eficientes, que façam a diferença.

9 posts

Sobre o autor
Estudante de Marketing Digital e Social Media Estagiária na Agência Site Bem Feito em São Paulo - SP.
Artigos
Posts Relacionados
Dicas e FerramentasPara Contratantes

Como Contratar Redator Freelancer? Veja 5 Dicas Para Não Errar

3 Minutos
A prática de contratar redator freelancer tem ganhado popularidade entre os gestores de estabelecimentos de todos os portes.
Dicas e Ferramentas

Contratação de Freelancer: Quais São os Prós e os Contras?

3 Minutos
Quem escolhe a contratação de freelancer para executar demandas, novas ou pendentes, percebe que não é tão simples quanto parece.
Dicas e Ferramentas

Contrato com Assinatura Digital para Freelancer: Como Fazer

3 Minutos
Quem trabalha como freelancer precisa se proteger legalmente, então é interessante considerar um contrato com assinatura digital.
Saia na frente com Freela UP

[contact-form-7 id="11193" title="Formulário Inscrição"]

Inscreva-se e seja o primeiro a receber nossas dicas exclusivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *