Dicas e Ferramentas

Contratação de Freelancer: Quais São os Prós e os Contras?

3 Mins read

Quem escolhe a contratação de freelancer para executar demandas, novas ou pendentes, percebe que não é tão simples quanto parece.

Isso porque existem alguns detalhes que não podem ser ignorados na hora de fechar acordo com trabalhadores desse modelo. Por exemplo, pedir recomendações, analisar portfólios, realizar entrevistas, conhecer a expertise do candidato, elaborar contratos, definir prazos etc.

Além disso, é importante entender que há prós e contras, como em qualquer outro negócio. Afinal, o sucesso de parcerias nunca dependeu de criar vínculos empregatícios ou não.

Por isso, preparamos um artigo com informações e dicas de como tornar a admissão de autônomos mais segura e eficiente.

Leia também:

O que é freelancer? tudo que você precisa saber antes de contratar

Como contratar um freelancer?

Como encontrar bons profissionais independentes?

Antes de entender os pontos positivos e negativos desse modelo, é interessante saber como achar colaboradores alinhados às suas expectativas. Dessa forma, comece com uma boa pesquisa sobre o freelancer que tem em mente ou que foi indicado a você.

Por exemplo, acesse redes sociais e portfólio, converse com outros gestores que já o empregaram, fale sobre valores e prazos. Depois de ter respostas para todas as suas perguntas, não se esqueça de elaborar um contrato.

Se não souber fazer isso ou o autônomo não tiver um documento, peça ajuda ou procure na internet.

A precaução evita problemas e surpresas negativas durante a execução do job para ambos os envolvidos.

Resumidamente, é responsabilidade sua, na condição de empregador, conduzir a contratação do melhor jeito possível, sem gastos desnecessários e preocupações.

Abaixo, conheça os principais benefícios e oposições.

2 prós e 2 contras de fechar negócio com um freelancer

Hoje, as empresas não precisam mais criar vínculos empregatícios com os funcionários. Assim, conseguem reduzir despesas e redirecioná-las para outras áreas, investindo no crescimento da marca no mercado.

Por isso, a contratação de freelancer tem ganhado popularidade devido a suas vantagens. Veja as mais comuns.

Menos despesas

Certamente, a economia é um dos pontos mais levados em consideração pelos gestores, entre tantos outros. Afinal, eles entendem os custos de cada colaborador, como salário fixo, benefícios, imposto de renda, INSS, plano de saúde etc.

Com um profissional independente, esses valores são eliminados e os únicos pagamentos a serem realizados serão os das tarefas combinadas. Ou seja, você vai saber exatamente quanto será investido em cada job.

Mais facilidade para negociar

Com a contratação de freelancer, haverá mais liberdade e flexibilidade para ajustar prazos, demandas e condições. Isso porque o funcionário trabalha em dias e horários específicos, a partir da sua própria rotina.

Na maioria das vezes, ele é bastante ágil com as entregas, pois também se preocupa com sua reputação no mercado. Ou seja, leva seus compromissos a sério e garante a melhor qualidade possível para o cliente.

Além disso, nem todos os autônomos têm um emprego fixo. Dessa forma, têm mais facilidade para organizar e conciliar suas atividades pessoais e profissionais.

No entanto, essa parceria também tem certas desvantagens, que devem ser analisadas antes de fechar negócio. Conheça as principais.

Risco de desintegração com a equipe

Um trabalhador que não vive a rotina da empresa nem sempre entende seu modelo de comunicação ou sua identidade. Então, quando elaborar o briefing, defina com ele a linguagem, o visual e outros detalhes.

Impostos e tributos

Uma vez que alguns freelancers são PJ, certifique-se de ter essa informação sobre o colaborador que você empregou. Nestes casos, você será o responsável pelo ISS (Imposto Sobre Serviço), um custo extra pelos seus serviços.

Enfim, apesar de a contratação de freelancer ser uma ótima alternativa para sua instituição, é necessário sempre tomar cuidado. Assim, os envolvidos poderão trabalhar de forma legal e e amigável.

Freela UP também é para quem deseja contratar um freelancer

Nossa plataforma é uma via de mão dupla, pois apresenta profissionais a empresas e vice-versa.

Aqui, nos preocupamos em trazer as melhores informações e dicas para escolher um trabalhador que cumpra suas tarefas e expectativas. Inclusive, estamos sempre antenados às novidades do mercado e necessidades dos gestores de todas as áreas de atuação.

Encontre bons portfólios, crie um canal de comunicação prático e seguro e divulgue suas tarefas.

Continue nos acompanhando e compartilhe esse conteúdo com seus colegas de profissão!

4 posts

About author
Analista de marketing e criadora de conteúdo. Graduação em ciências sociais - UNICAMP. Graduação em marketing - Anhembi Morumbi. Especialista em criar soluções digitais para negócios locais, B2B e B2C.
Articles
Related posts
Dicas e Ferramentas

3 Dicas De Organização Para Freelancers em Home Office

3 Mins read
Freelancers em home office já entendem que manter a rotina organizada e disciplinada, na medida do possível, pode ser um desafio.
Dicas e FerramentasPara Contratantes

Como Contratar Redator Freelancer? Veja 5 Dicas Para Não Errar

3 Mins read
A prática de contratar redator freelancer tem ganhado popularidade entre os gestores de estabelecimentos de todos os portes.
Dicas e Ferramentas

Contrato com Assinatura Digital para Freelancer: Como Fazer

3 Mins read
Quem trabalha como freelancer precisa se proteger legalmente, então é interessante considerar um contrato com assinatura digital.
Saia na frente com Freela UP

[contact-form-7 id="11193" title="Formulário Inscrição"]

Inscreva-se e seja o primeiro a receber nossas dicas exclusivas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.