Primeiros Passos

Trabalhar com Marketing Digital: Como Iniciar uma Carreira

3 Minutos

Cada vez mais, o marketing digital se torna relevante para empresas que querem se aproximar da clientela e se consolidar. Ou seja, conhecê-lo bem, dominar conceitos e saber planejar estratégias são ótimos diferenciais para se destacar entre os concorrentes. Então, se você tiver uma oportunidade de trabalhar com marketing digital, continue lendo este artigo e descubra algumas dicas especiais!

5 áreas para trabalhar com marketing digital

Dentro de uma agência de publicidade, empresas tradicionais ou para começar sua própria marca… você tem algumas opções para seguir carreira dentro desse nicho.

Produtor de conteúdo

Ele é o grande responsável por buscar assuntos que sejam de interesse do público-alvo e/ou dos consumidores. Para isso, é ideal investir em especializações e cursos, acompanhar tendências de mercado, redes sociais e a freguesia do cliente etc.

Além disso, terá que desenvolver habilidades para escrever conteúdos para redes sociais, e-books, blogs, e-mails marketing, infográficos, entre outros.

Dominar SEO e ter habilidades para gerenciar redes sociais são grandes diferenciais.

Social Media

Este profissional planeja as melhores estratégias de comunicação e administra todos os canais da marca. Assim, ele acompanha os resultados do que é criado, publicado e impulsionado. Aliás, sabia que alguns também são produtores de conteúdo?

Portanto, é claro que o social media precisa estar por dentro de todas as tendências. Por exemplo, os melhores horários para postagens e canais.

Na realidade, essa atenção é necessária sempre que falamos em trabalhar com marketing digital, pois todos os processos ajudam a construir a relevância da marca.

Mídia

Apesar de suas funções serem parecidas com as do social media, a sua é mais específica: criar as melhores estratégias para comunicar as pessoas sobre uma marca. Para isso, ele gerencia as verbas que serão destinadas a publicações e campanhas. Podem ser banners em sites, redes sociais, links patrocinados, conteúdo pago etc.

Inclusive, ele também vai escolher os canais e negociar preços, quantidade de inserções e tempo de veiculação dos anúncios.

Para este cargo, o profissional precisa ter perfil mais analítico, habilidade em negociações e intimidade com vários tipos de dados.

Business Intelligence

Habilidade com planilhas, números, raciocínio lógico, capacidade para manipular e interpretar dados? Ao mesmo tempo, desenvoltura para comunicação? Então, você precisa considerar a carreira de Business Intelligence, ou BI.

Todas as áreas do marketing trabalham com ele, que levanta informações, promove insights e dados para os demais setores.

Essa função exige conhecimentos e métodos específicos para trabalhar com marketing digital. Ou seja, ser especialista neles é um diferencial e tanto.

Social CRM

Resumidamente, é a união entre o BI e o produtor de conteúdo. Isso porque o BI analisa a base de clientes e prospects, elaborando uma regra estratégica de relacionamento. Enquanto isso, o produtor desenvolve as mensagens que serão enviadas para essa base.

Por exemplo, ele define o melhor momento e a melhor mensagem para entrar em contato com o cliente depois de uma compra. Claramente, com base nas informações levantadas pelo BI.

Ao trabalhar com marketing digital, qual será minha média salarial?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Salário junto a Novo Caged, eSocial e Empregador Web, entre janeiro e agosto de 2020, a média salarial é de R$ 2.910,42 a R$ 8.408,16.

Tudo vai depender do seu nível de experiência e conhecimento na área.

Freela UP: as melhores dicas e conteúdos sobre marketing digital

Trabalhar com marketing digital não é um bicho de sete cabeças, mas exige empenho e dedicação. Principalmente se você pretende seguir uma carreira mais autônoma.

A Freela UP sempre traz conteúdos voltados para o mercado, dicas e sugestões sobre empreendedorismo. Além disso, instruções para decolar em uma carreira sempre são bem-vindas!

Continue acompanhando nosso blog, compartilhe com os colegas de profissão e envie suas dicas e sugestões!

9 posts

Sobre o autor
Estudante de Marketing Digital e Social Media Estagiária na Agência Site Bem Feito em São Paulo - SP.
Artigos
Posts Relacionados
Primeiros Passos

Como Organizar a Gestão de Projetos Sendo Freelancer?

2 Minutos
Administrar todas as demandas é uma missão complicada. Por isso é importante entender como organizar a gestão de projetos.
Primeiros Passos

Como Está a sua Reputação Como Freelancer?

3 Minutos
Manter-se atualizado é um ponto muito importante que pode te ajudar a construir uma carreira sólida. Mas já parou para pensar na sua reputação como freelancer?
Saia na frente com Freela UP

[contact-form-7 id="11193" title="Formulário Inscrição"]

Inscreva-se e seja o primeiro a receber nossas dicas exclusivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *