Dicas e Ferramentas

Contrato com Assinatura Digital para Freelancer: Como Fazer

3 Minutos

Uma vez que quem trabalha como freelancer precisa se proteger legalmente, pode ser interessante considerar um contrato com assinatura digital. No entanto, por ser uma ferramenta relativamente recente, talvez haja receios quanto a seu modo de funcionamento e sua eficácia.

Por isso, preparamos um artigo completo para esclarecer tudo sobre o assunto, da aplicação à validade do recurso.

Continue lendo e saiba tudo sobre essa estratégia, que trará mais reconhecimento para seu trabalho.

Por que adotar um contrato com assinatura digital?

Nos últimos anos, a demanda de trabalhadores autônomos aumentou consideravelmente. Por exemplo, a plataforma Workana chegou a registrar 293 mil novos freelancers brasileiros desde o início da pandemia. Entre os profissionais nacionais mais requisitados do meio, estão designers, programadores, produtores de conteúdo e revisores.

Apesar disso, uma das maiores preocupações dos serviços informais ainda é o fechamento de acordos. Estes documentos, que protegem todos os envolvidos, também podem gerar dores de cabeça, principalmente por serem virtuais, quando a assinatura digital deveria ser indispensável.

Nesse sentido, os tratos “boca a boca” ainda são os mais utilizados, sobretudo pelos iniciantes. Isso porque eles não têm tanta experiência e não dão atenção a pequenos detalhes que talvez dessem mais segurança.

Hoje, é possível resolver quase tudo com cliques e é bastante simples encontrar informações confiáveis. Ou seja, descobrir os benefícios de formalizar e registrar a demanda tornará o projeto mais seguro para ambas as partes.

Qual é a importância de um contrato no meio freelancer? 

Naturalmente, oferecer um contrato de trabalho aos seus clientes demonstra cuidado e profissionalismo e eles se sentirão mais seguros para fechar uma parceria.

Além disso, caso não documente tudo, no futuro você poderá se arriscar a trabalhar muito mais por muito menos. Afinal, não há nada para comprovar o que foi combinado, como valores, prazos, total de jobs, evitar conflitos ou “calotes”.

Então, é fundamental providenciar um contrato com assinatura digital antes de começar qualquer projeto para não haver arrependimentos ou problemas.

Inclusive, não precisará enviar esse registro por meios físicos nem encontrar o contratante pessoalmente.

As 5 principais vantagens de um contrato com assinatura digital

Este formato assegura todo o amparo jurídico de que você necessita para executar seus projetos sem preocupações. Abaixo, conheça os maiores benefícios:

Maior mobilidade

Na era do imediatismo, ninguém tem tempo a perder, incluindo você. Dessa forma, disponibilizar um contrato com assinatura digital ao seu público garante mais facilidade e eficiência.

Juntos, é possível desenvolver e discutir o contrato onde e quando estiverem e em vários dispositivos, como smartphones ou tablets. Aliás, lembre-se de salvar a imagem da assinatura na nuvem.

Menos perda de tempo

Como dissemos, antigamente, acordos poderiam levar muito tempo até serem concluídos, pois era necessário imprimir e enviar por correio. Atualmente, com um arquivo-base do seu documento em mãos, bastarão alguns cliques para finalizar o envio e a assinatura.

Envios on-line

Todos os processos que envolvem um contrato com assinatura digital são resolvidos de forma completamente virtual. Em outras palavras, evitam a perda de tempo ou a necessidade de encontros presenciais.

Além disso, também é possível criar contratos eletrônicos off-line com a mesma segurança e validade. Se você ou o cliente estiverem sem internet, não precisam esperar para iniciarem o acordo, que será concluído quando a conexão for restabelecida. 

Gestão em nuvem

Cada vez mais utilizado, é totalmente seguro e prático. Isso porque todos os arquivos podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer momento, com login e senha individuais.

Inclusive, o recurso ainda permite um controle mais eficiente de todas as atividades, até tributárias.

Validade jurídica

Certamente, a assinatura digital tem total validade jurídica. Assim como a manuscrita, a medida está assegurada pela Medida Provisória 2.200-2/2001.

Se seu público não estiver confortável com o contrato com assinatura digital, mostre-lhe a lei. Dessa forma, ele verá que você é cuidadoso e se preocupa com a segurança e o bem-estar dele. 

Como é o fechamento de contrato com assinatura digital?

Antes de tudo, é ideal haver um modelo de contrato de prestação de serviços com algumas informações. Por exemplo, prazos de entrega, quais são os jobs a serem executados, sanções por atraso, reajustes etc.

A partir de uma plataforma de assinatura digital, como a assinaturagratis.com, é só baixar o documento e adicionar sua assinatura. Então, indique quais campos deverão ser preenchidos pelo cliente e envie por e-mail, com o respectivo link.

O próximo e último passo, de clicar, assinar e finalizar, será dele. Em menos de uma hora, o acordo estará fechado.

Freela UP: a melhor plataforma da atualidade para freelancers

A Freela UP foi desenvolvida especialmente para quem quer decolar em uma carreira mais independente. Ou, também, para quem busca profissionais autônomos que atendam suas expectativas e necessidades.

Por isso, a atualizamos com as melhores dicas e ferramentas para ajudar cada um a alcançar seus objetivos.

9 posts

Sobre o autor
Estudante de Marketing Digital e Social Media Estagiária na Agência Site Bem Feito em São Paulo - SP.
Artigos
Posts Relacionados
Dicas e Ferramentas

3 Dicas De Organização Para Freelancers em Home Office

3 Minutos
Freelancers em home office já entendem que manter a rotina organizada e disciplinada, na medida do possível, pode ser um desafio.
Dicas e FerramentasPara Contratantes

Como Contratar Redator Freelancer? Veja 5 Dicas Para Não Errar

3 Minutos
A prática de contratar redator freelancer tem ganhado popularidade entre os gestores de estabelecimentos de todos os portes.
Dicas e Ferramentas

Contratação de Freelancer: Quais São os Prós e os Contras?

3 Minutos
Quem escolhe a contratação de freelancer para executar demandas, novas ou pendentes, percebe que não é tão simples quanto parece.
Saia na frente com Freela UP

[contact-form-7 id="11193" title="Formulário Inscrição"]

Inscreva-se e seja o primeiro a receber nossas dicas exclusivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *