Primeiros Passos

Como Organizar a Gestão de Projetos Sendo Freelancer?

2 Mins read

Freelancers sabem que, às vezes, administrar todas as demandas ao mesmo tempo pode ser uma missão complicada. Por isso, entender como organizar a gestão de projetos é o primeiro passo para ser bem-sucedido no mercado.

Inclusive, também é preciso gerenciar o financeiro, as redes sociais etc. Isso porque agora o profissional é toda a empresa.

Especialista no modelo de trabalho autônomo, a Freela UP preparou um artigo completo para alavancar sua carreira. Continue lendo e conheça dicas de como reduzir os contratempos na rotina e melhorar sua produtividade.

Por que é importante saber como organizar a gestão de projetos?

A princípio, a ideia de ser seu próprio chefe parece bastante agradável. Por exemplo, você poderá escolher seus horários de trabalho, não precisará “dar satisfações”, entre outros hábitos a que funcionários estão acostumados.

No entanto, há alguns obstáculos que o freelancer certamente enfrentará ao longo de sua nova carreira. Um deles é não cumprir os prazos combinados com os clientes, pois ninguém está imune a contratempos.

Embora administrar tudo sozinho pareça ser a única alternativa, essa nem sempre será sua melhor escolha. Por isso, esteja aberto à ajuda de outros profissionais e mantenha a sua rotina organizada.

Aliás, lembre-se: é a qualidade das suas entregas que determinará a sua carreira.

6 dicas para organizar seus jobs

Na realidade, gerenciar seus jobs parece mais difícil do que realmente é. Então, preparamos algumas ideias para você aprender como organizar a gestão de projetos.

Tenha prioridades

De nada adianta querer abraçar todas as demandas ou começar várias ao mesmo tempo, certo?

Ou seja, organize-as de acordo com seus critérios. Por exemplo, prazo de entrega, dificuldade, tempo de realização.

Familiarize-se com o assunto

Enquanto autônomo, você nem sempre conhecerá profundamente o tema do projeto que precisa executar. Uma vez que terá que estudá-lo, pedir ajuda, conversar com o cliente, levará mais tempo para entregá-lo.

Dessa forma, sempre que aceitar uma tarefa mais complicada, estabeleça um prazo maior para entregá-la. Afinal, precisará conciliá-la às outras, não é mesmo?

Delimite seu tempo

No começo, você pode não saber com certeza quanto tempo vai levar para realizar cada job.

Assim sendo, estipule datas ou horários de início e fim para acompanhar seu progresso e seu tempo de produção. A partir daí, você vai poder analisar o que está te atrasando ou entregar algum trabalho antes do prazo combinado.

Conte com ferramentas organizacionais

Não há como organizar a gestão de projetos sem ferramentas de gerenciamento.

É assim que você conseguirá administrar todas as atividades de dias, semanas ou meses, sem perder prazos ou retornos. Isso porque você pode criar tarefas, listas, painéis, comentários, lembretes e usar cronômetros para registro.

Hoje, existem diversas opções no mercado, tanto gratuitas quanto com planos. Por exemplo, calendário do Google, Tramper, Trello ou Todoist.

Faça pequenas pausas

Quem está acostumado a trabalhar em empresas pode achar difícil fazer pausas por sentir culpa ou que está sendo improdutivo.

No entanto, pequenos intervalos podem te ajudar a descansar, recuperar o fôlego, clarear as ideias. Que tal parar por 10 minutos e conferir o resultado?

Cuidado com as distrações

Atualmente, o celular é um dos maiores vilões do foco e da produtividade. Afinal, a cada minuto aparecem notificações de redes sociais e aplicativos e “uma olhadinha” vira uma pausa de vários minutos. Por isso, afaste-se, se precisar.

Além disso, caso more com outras pessoas, deixe avisado que está trabalhando para não ser interrompido.

Freela UP: o que você precisa para decolar na sua carreira freelancer

Freela UP é uma plataforma desenvolvida especialmente para agências de marketing e freelancers.

Aqui, você encontrará as ferramentas necessárias para conquistar novos jobs e crescer de forma sustentável em longo prazo. Conte conosco!

4 posts

About author
Analista de marketing e criadora de conteúdo. Graduação em ciências sociais - UNICAMP. Graduação em marketing - Anhembi Morumbi. Especialista em criar soluções digitais para negócios locais, B2B e B2C.
Articles
Related posts
Primeiros Passos

Trabalhar com Marketing Digital: Como Iniciar uma Carreira

3 Mins read
Se você tiver uma oportunidade de trabalhar com marketing digital, leia este artigo completo e descubra algumas dicas especiais!
Primeiros Passos

Como Está a sua Reputação Como Freelancer?

3 Mins read
Manter-se atualizado é um ponto muito importante que pode te ajudar a construir uma carreira sólida. Mas já parou para pensar na sua reputação como freelancer?
Saia na frente com Freela UP

[contact-form-7 id="11193" title="Formulário Inscrição"]

Inscreva-se e seja o primeiro a receber nossas dicas exclusivas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.