Para Contratantes

Como Contratar um Freelancer para meu Projeto Digital?

3 Mins read

O modelo de trabalho freelancer continua ganhando popularidade e espaço em empresas de todos os tamanhos e projetos presenciais e virtuais. Então, se você quiser entrar neste universo, precisa saber como contratar um freelancer para as suas demandas.

Quais são os benefícios de um projeto digital?

Nos últimos meses, a forma de fazer negócio e a comunicação passaram por grandes transformações.

Por exemplo, segundo um levantamento realizado pela PayPal Brasil e BigData Corp, atualmente existem 1,3 milhões de lojas virtuais. Ou seja, a melhor escolha que poderia ser feita em 2020 era entrar para o mundo digital.

Investir em projetos digitais completos, eficientes e bem trabalhados não é mais um diferencial. Na verdade, é uma obrigação.

De um lado, para proteger a população e, de outro, se manter funcionando. Independentemente da razão, é difícil se manter competitivo dentro do setor, alavancar vendas ou atrair novos consumidores estando off-line.

Se o ditado dizia “Quem não é visto não é lembrado”, é importante as empresas saberem que a grande maioria do público está na internet.

Como apenas os negócios mais tradicionais resistem ao marketing digital, listamos 3 motivos para mudar essa ideia. Confira abaixo:

Redução de gastos

Se for comparado ao marketing tradicional, o digital é mais vantajoso. Isso porque o retorno e o alcance são maiores em uma campanha bem executada.

Por isso, apostar no inbound marketing é um ótimo começo. Com estratégias que trazem os clientes até as empresas, a abordagem e a experiência são menos invasivas, mais atrativas e agradáveis.

Além disso, é mais acessível e pode ser realizado por autônomos, se você souber como contratar um freelancer.

Estudo de dados

No marketing digital, toda ação pode ser mensurada, desde acessos em redes sociais e sites até alcance de campanhas.

Ou seja, é possível ter uma visão mais ampla sobre o projeto inteiro. Por exemplo, o que pode ser repetido, melhorado ou evitado.

Atrair novos consumidores

As ferramentas utilizadas pelo marketing digital permitem que sua marca fique visível 24 horas por dia. É mais fácil impactar sua clientela virtualmente, pois diversas campanhas podem rodar simultaneamente nas redes sociais.

Inclusive, se você já ouviu falar em “experiência do cliente”, sabe como é importante manter uma comunicação simples e aberta. Ao dar atenção e dedicação à freguesia, sua marca será a primeira de que ela vai se lembrar.

E agora, como contratar um freelancer?

Como você viu, marcar presença no meio digital é uma ideia que precisa ser considerada. Afinal, um dos maiores objetivos de donos de empresas e agências é expandir seu negócio, atrair novos clientes e se tornar reconhecido.

Então, para que seu projeto digital seja um sucesso, separamos algumas dicas sobre como contratar um freelancer.

Faça uma pesquisa completa

Em primeiro lugar, faça uma boa busca pela internet. O LinkedIn e sites especializados em profissionais são ótimos pontos de partida.

Além disso, não tenha medo de pedir recomendações e indicações a conhecidos.

Entreviste mais de um candidato

Tente conversar com 2 ou mais colaboradores. Agende reuniões virtuais com cada um, pergunte sobre especialidades, últimos trabalhos e como podem ser úteis para a construção do seu projeto.

Explore criatividade e profissionalismo

Enquanto tem dúvidas sobre como contratar um freelancer, peça que os candidatos enviem portfólio. Inclusive, se sentir necessidade, faça testes.

No entanto, deixe-os avisados de que nada será usado sem sua devida permissão. Isso porque essa peça será apenas uma maneira de avaliar se o profissional atende o perfil da sua empresa.

Atente-se a contratos e NFs

Por último, é impossível fazer a contratação sem contratos ou emissão de notas fiscais.

Enquanto o contrato é uma proteção para todos os envolvidos, a NF ajuda a cuidar melhor das finanças.

Embora seja errado, nem todos os freelancers cumprem essas etapas quando são contratados.

Freela UP: tudo que você queria saber sobre a carreira freelancer

Para quem quer ser um profissional mais independente ou contratar um, nós temos as melhores dicas e matérias sobre o assunto.

Continue acompanhando nossas publicações para mais conteúdos como esse!

Conhece alguém que se interessa por esse modelo de trabalho? Compartilhe esse texto e divulgue conhecimento!

4 posts

About author
Farmacêutica e doutoranda em Farmacologia. Redatora de conteúdo com experiência em textos da área científica e do marketing digital.
Articles
Related posts
Dicas e FerramentasPara Contratantes

Como Contratar Redator Freelancer? Veja 5 Dicas Para Não Errar

3 Mins read
A prática de contratar redator freelancer tem ganhado popularidade entre os gestores de estabelecimentos de todos os portes.
Para Contratantes

O que é Freelancer? Tudo que Você Precisa Saber Antes de Contratar

3 Mins read
Nos últimos meses, a palavra “freelancer” tem sido cada vez mais pesquisada. Por isso, o principal questionamento é: o que é freelancer?
Para Contratantes

Como Encontrar um Designer Freelancer?

3 Mins read
Sites e redes sociais continuam ganhando visibilidade e talvez um designer freelancer seja o que sua marca precisa para conquistar mais resultados.
Saia na frente com Freela UP

[contact-form-7 id="11193" title="Formulário Inscrição"]

Inscreva-se e seja o primeiro a receber nossas dicas exclusivas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.