Produtividade

Freelancer de Sucesso: 5 Dicas Essenciais para Tornar-se Um

3 Minutos

Depois de anos no seu trabalho sem graça e com poucas perspectivas de crescimento você descobriu o mundo dos freelancers. Pelo que as histórias compartilhadas nas redes sociais e no Youtube contam, basta sair do seu emprego atual, arrumar seu cantinho de trabalho em casa e tornar-se um freelancer de sucesso. 

Isso quer dizer que você pode começar sua carreira agora mesmo, não é? Na realidade, nada é tão fácil assim. Acredite em quem já passou por esse caminho, errou muito e precisou encontrar formas de resolver os problemas da vida de freelancer.

Para garantir que você se tornará um freelancer de sucesso separamos as principais dicas que cada um da equipe Freela Up aprendeu nessa caminhada. Continue lendo para entender!

Dicas para tornar-se um Freelancer de sucesso

O primeiro passo você já deu: tomou a decisão de virar freelancer. Agora precisa de um bom direcionamento para evitar erros e problemas que podem causar sérios prejuízos. Confira todas as dicas essenciais para quem quer ser um freelancer de sucesso!

1. Saiba o preço ideal para cobrar por seus serviços

Logo que você tornar-se freelancer precisará oferecer seus serviços. Mas tome cuidado! Não é porque você está vendendo bem que terá um retorno financeiro. Muitos iniciantes erram na precificação e cobram abaixo do mercado.

Apesar de atrair uma boa quantidade de clientes, isso deixa o profissional sobrecarregado e desvaloriza sua mão de obra. Para ajudar existem diversas calculadoras de freela que usam detalhes do job para determinar o valor médio.

No entanto, o ideal é que você saiba calcular seus custos e avaliar quanto deveria cobrar do seu cliente.

2. Crie sua marca pessoal

Agora que você tornou-se um freelancer de sucesso deixou de ser um mero profissional, tornou-se sua própria marca. Não importa se você é designer, desenvolvedor web ou redator, qualquer cliente que entra em contato com você não está adquirindo seus serviços, está te comprando.

Ou seja, você precisa parecer uma marca confiável, justa e de qualidade. Seguem algumas dicas para conseguir melhorar sua marca pessoal:

  • Preenche seu perfil do LinkedIn com muitas experiências relevantes (mesmo que sejam do seu antigo emprego CLT);
  • Entre em grupos de profissionais da sua área no Facebook e WhatsApp para fazer networking;
  • Participe de eventos da sua área;
  • Crie um bom portfólio.

Além disso, lembre-se que sua comunicação online importa e muito. Seus clientes acabarão encontrando seus perfis pessoais, é inevitável. Tome muito cuidado com a forma que se comporta, fala e o que posta. Reclamar de um cliente em um post, por exemplo, pode trazer muitos problemas e afastar possíveis compradores que estavam observando.

3. Estude sobre o mercado

Essa dica ajudará quem está com dificuldades no primeiro passo, saber precificar. Estudar o mercado ajuda a entender exatamente quais serviços da área são mais procurados por clientes, portanto mais lucrativos. Além disso, esse conhecimento ajuda a entender a média de preço que um freelancer de sucesso deve cobrar.

Quando realizar a pesquisa de mercado recomendamos dividir quem atua na área em dois: freelancers como você e empresas de maior porte. As empresas tendem a cobrar mais e a oferecer serviços mais completos. Mas isso não significa que você não tem espaço nesse mercado, basta encontrá-lo.

4. Conheça seus principais concorrentes

Mesmo no mundo freela existem concorrentes e você deve conhecer cada um deles. Eventualmente você vai ouvir de clientes ou possíveis clientes nomes de outros freelancers com quem já trabalharam. Ou talvez encontrará perfis nas redes sociais que sempre se candidatam para os mesmos jobs que você.

São seus concorrentes e você deve estudá-los com cuidado. No entanto, saiba que no mundo de um freelancer de sucesso o concorrente também pode ser um parceiro. Se encontrar uma agência, por exemplo, que também oferece serviços de web design é válido tentar uma proposta para tornar-se um freelancer fixo deles. Assim, todo trabalho a mais que a agência conseguir pode chegar para você sem a dificuldade de prospectar novos clientes.

5. Administre seu tempo

A realidade que poucos mencionam sobre a vida de um freelancer de sucesso é que o tempo é seu principal inimigo. Você precisará fazer seus jobs e entregá-los no prazo, cuidar da vida pessoal, fazer seu próprio marketing e ainda investir em sua formação. Tudo isso tendo as mesmas 24 horas que qualquer tem.

Administrar a vida pessoal, família, trabalho, educação e negócio toma muito mais tempo do que parece. Algumas vezes parece que o dia foi completamente improdutivo porque você ficou correndo atrás de burocracias financeiras.

Por isso queremos fechar esse artigo com uma das dicas mais preciosas: aprenda a administrar o tempo. Faça dele seu amigo e não inimigo. Não importa se para isso você precisará aprender técnicas de administração ou encontrar um parceiro de profissão com quem dividir os jobs mais urgentes.

Aplicando cada uma dessas dicas você estará no caminho para ser um freelancer de sucesso. Pode ser uma caminhada árdua, mas os resultados serão muito satisfatórios e nós queremos te ajudar em cada etapa! A Freela UP ajuda a encontrar parcerias e ter uma renda recorrente para conseguir investir e crescer muito na sua área. Conheça nossos serviços!

9 posts

Sobre o autor
Estudante de Marketing Digital e Social Media Estagiária na Agência Site Bem Feito em São Paulo - SP.
Artigos
Posts Relacionados
Produtividade

Quanto Cobrar por um Trabalho Freelancer?

2 Minutos
O trabalho freelance sempre atrai profissionais, porém, saber quanto cobrar por um freela pode ser um desafio. Confira!
Produtividade

Dicas para Conseguir Jobs em Sites Freelancer

3 Minutos
Você deve conhecer o conceito de sites freelancer. Mas não imagina como é difícil conseguir trabalho por eles. Leia para conferir algumas dicas!
Produtividade

Freelancer de Marketing Digital: Como Tornar-se Um?

4 Minutos
Quem está pensando em tornar-se um freelancer de marketing digital pode aproveitar o crescimento para lançar sua carreira!
Saia na frente com Freela UP

[contact-form-7 id="11193" title="Formulário Inscrição"]

Inscreva-se e seja o primeiro a receber nossas dicas exclusivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *